ILUMINÂNCIA

Carl Sagan em seu livro "Mundo assombrado pelos demônios", relata algo que pode ser a explicação pelo non sense do eleitor brasileiro frente a corrupção: "Se somos enganados por tempo suficiente, tendemos a rejeitar qualquer evidência de nosso engano. Não temos mais interesse em descobrir a verdade. O engano nos dominou. É demasiado doloroso admitir, mesmo para nós mesmos, que fomos capturados. Uma vez que você dá poder sobre você mesmo a um charlatão, é quase impossível recuperá-lo."

quinta-feira, setembro 28, 2006

Noticias conflitantes:
fonte: PEGN

Desemprego cai e renda sobe em São Paulo

A taxa de desemprego da região metropolitana de São Paulo caiu de 16,7% da PEA (população economicamente ativa) em julho para 16% em agosto, segundo pesquisa da Fundação Seade-Dieese, como informa a Folha Online. Esse é o menor índice para o mês de agosto desde 1997, quando a taxa ficou em 15,9%.

Já o rendimento médio subiu 5,1% em julho, passando de 1.066 reais para 1.119 reais. Este é o terceiro mês no ano em que a renda do trabalhador não registra queda.


Impostos aumentaram 73% para os mais pobres

Os impostos pagos por aqueles que recebem até dois salários mínimos (hoje até 700 reais) subiram 73% em dez anos. Atualmente, 49% da renda dessa população vai para o pagamento de tributos. Em 1996, esse montante era de 28,2%, segundo pesquisa da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), da USP, como informa o InfoMoney.

De acordo com a coordenadora da pesquisa, Maria Helena Zockun, a maior parte dos impostos são aqueles embutidos em produtos 'Como as pessoas de baixa renda consomem quase tudo o que ganham, e até mais, contraindo dívidas, acabam pagando mais tributos', explica. Nesse intervalo de tempo, as tributações sobre consumo passaram de 26,5% para 45,8%.


A percepção da realidade contradiz a primeira notícia em função da segunda e dos preços controlados pelo governo. Algumas categorias estão com o salários congelados há 8 anos. Muitos serviços oferecidos a classe média, sobem em média 10% a.a.. Existe o congelamento da tabela do IRPF e a oscilação para cima do preço da gasolina, não retornando ao patamar anterior e com um aumento já anunciado para depois das eleições, claro. Imaginem então para quanto irá o preço do gás, nesse imbróglio de incomPeTência do governo, com essa graça de repartir o pão do brasileiro com seus vizinhos, como se não houvesse corrupção e problemas gerenciais nestas nações e a culpa fosse apenas do capitalismo neoliberal mundial.
Em vista do quadro descrito, de onde vem o aumento de renda?.

1 Comments:

Blogger CAntonio said...

Quem sabe esse "aumento" da renda não seja a dos cumpanhêros?

É muito inútil mamando às nossas custas.

SDS

9:07 AM  

Postar um comentário

<< Home