ILUMINÂNCIA

Carl Sagan em seu livro "Mundo assombrado pelos demônios", relata algo que pode ser a explicação pelo non sense do eleitor brasileiro frente a corrupção: "Se somos enganados por tempo suficiente, tendemos a rejeitar qualquer evidência de nosso engano. Não temos mais interesse em descobrir a verdade. O engano nos dominou. É demasiado doloroso admitir, mesmo para nós mesmos, que fomos capturados. Uma vez que você dá poder sobre você mesmo a um charlatão, é quase impossível recuperá-lo."

terça-feira, maio 13, 2008

A metamorfose de Lula, voce sabia?
Na Folha de hoje....melhores momentos:
Dois dias depois de assumir o poder, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva convocou a seu gabinete o embaixador do Brasil em Washington, Rubens Barbosa. Em reunião a portas fechadas, Lula determinou ao diplomata que trabalhasse "para ampliar o relacionamento bilateral e explorar novas perspectivas de cooperação" com o governo de George W. Bush."Se os EUA querem jogar vamos jogar com eles", disse Lula, segundo relatou Barbosa em telegrama confidencial a que a Folha teve acesso. A conversa, ocorrida em 3 de janeiro de 2003, foi pautada pela preocupação com a desconfiança do mercado financeiro.
Uia!
A percepção da boa convivência entre Lula e Bush não foi exclusiva de Barbosa. Em memorando confidencial de 29 de janeiro de 2007, o embaixador Roberto Abdenur disse que o Brasil estava na lista de prioridades americanas, apesar do papel secundário do resto da América Latina."Desde cedo constatei que, embora a América Latina em seu conjunto claramente ocupasse lugar secundário na escala de prioridades dos Estados Unidos, o governo Bush singularizava, como continua a singularizar, o Brasil como parceiro essencial no contexto regional e global", escreveu ele.
E a tal ameaça imperialista?
Durante o tempo em que fiquei à frente da Embaixada do Brasil em Washington, procurei implementar instruções precisas recebidas dos presidentes Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva, no sentido de buscar ampliar o relacionamento bilateral e explorar novas perspectivas de cooperação
RUBENS BARBOSA embaixador, em telegrama de 31/3/04
Então tá. Nosso guru e lider é amiguxo do Bush, até liga de madrugada...