ILUMINÂNCIA

Carl Sagan em seu livro "Mundo assombrado pelos demônios", relata algo que pode ser a explicação pelo non sense do eleitor brasileiro frente a corrupção: "Se somos enganados por tempo suficiente, tendemos a rejeitar qualquer evidência de nosso engano. Não temos mais interesse em descobrir a verdade. O engano nos dominou. É demasiado doloroso admitir, mesmo para nós mesmos, que fomos capturados. Uma vez que você dá poder sobre você mesmo a um charlatão, é quase impossível recuperá-lo."

quinta-feira, janeiro 31, 2008

Perguntas que não querem calar
FERREIRA GULLAR - na folha

* POR QUE será que o Congresso inventou o senador sem voto? Terá sido por esperteza ou por ingenuidade? O que você acha?
Como manter o fisiologismo e agregar parentes e amigos nas costas da população?. Senado Federal.

* Os advogados de defesa, em geral, aconselham o acusado a mentir, falsear a assinatura e, noutras situações, lançam mão de sucessivas chicanas até o crime prescrever. Pergunto: esses advogados estão a serviço da Justiça ou do crime?
A serviço do cliente. Se ele é criminoso, cabe ao promotor provar. Dá um cerco asco este tipo de coisa, digamos, legal mas não ética.

* Se a Justiça deve ser igual para todos, por que o presidente da República, os governadores, prefeitos, ministros, deputados, senadores, têm foro privilegiado?
Fácil, pertencem a categoria dos mais iguais. Aí misturam os portadores de curso superior no balaio para evitar a gaiola. Agora, ser julgado por pares que voce indica ou aprova é bem mais cômodo.

* Os traficantes exercem um domínio de terror sobre os favelados. Em sua opinião, esse é um problema dos próprios favelados ou o governo deve intervir em defesa deles?
Ambos. Um sociedade que se deixa dominar pelo medo, acredita na vitimização neoliberal, merece sim o sofrimento e a visita regular do aparato policial e as infelizes perdas que resultam nessa ações.
* Ninguém duvida da existência de policiais corruptos, que colaboram com o crime organizado. Pode-se contar com uma polícia corrupta para defender os cidadãos?
Parece que depende do interesse envolvido. Uma simples analise de renda e status quo já resolveria o problema.

* Os traficantes têm verdadeiros arsenais de guerra em seus redutos. Não lhe parece que é obrigação policial apreender essas armas?
Apreender e destruir imediatamente, após a vistoria do advogado da marginalidade.

* A coisa mais comum, hoje em dia, é bandido executar policial fora de serviço. Já soube de alguma entidade, dessas que defendem os direitos humanos, que tenha manifestado seu repúdio a essas execuções? Já se perguntou por quê?
Nunca. O policial ainda é visto como um elo da corrente neoliberal repressora e aceita.

* Já lembrou que policiais são cidadãos como nós, têm mulher, filhos, pai, mãe e arriscam a vida em defesa da sociedade, por um salário que às vezes mal passa de R$ 1.000?
Apenas um detalhe.

* Terão as pessoas se dado conta de que a polícia, no Estado democrático, é um órgão criado para fazer cumprir as leis e dar segurança aos cidadãos? Que não foi o policial que inventou a polícia e que ele está ali como um profissional? Ou devemos acabar com ela e cada um irá se defender dos bandidos do jeito que puder? Certo não seria melhorá-la?
Sim e não. A turma da boquinha sempre tenta criar o duvidoso nas leis, afinal, defende grupos não politicamentes corretos na conquista de votos e apoio.

* Sabia que já há condomínios, em bairro da zona sul do Rio, dominados pelo Comando Vermelho? Num desses condomínios, um morador, cuja filha fora cooptada pela gangue de drogados, ameaçou denunciar o que estava ocorrendo, mas desistiu. Sabe por que desistiu? O síndico o aconselhou a não fazê-lo, se quisesse continuar vivo. Na semana seguinte, ele pôs o apartamento à venda e se mandou de lá. O que faria você?
Denuciaria de forma anônima sem a minima chance de identificarem a origem. Mudar-se é uma opção.

* Não é estranho que o governo Lula favoreça especuladores estrangeiros -que lucram até 90%-, em detrimento do capital produtivo que cria empregos e paga impostos?
Falam que isso só mudará a hora que o povo tirar do bolso o custo do merchand politico. Por enquanto vence o lado financeiro.

* Você soube que, durante as operações policiais na favela do Alemão, um dos chefes do tráfico ordenava a seus comparsas que atirassem nos moradores? E que há moradoras idosas pagas por eles para declarar que quem atirou foi a polícia?
Faz parte do jogo.

* Processos indenizatórios contra o governo demoram de dez a 20 anos para serem julgados. E quando o cara ganha e é autorizado o pagamento, o governo simplesmente não paga, ignora a ordem judicial e a Justiça finge que não vê. Por quê?
Por conta da lei estar aí para dar amplo direito de defesa, até para o governo. Mudar a lei para quê?

* Quando há operações policiais nas favelas, os moradores são obrigados a deixar a porta da casa aberta, para que os traficantes possam se esconder. Quem não obedece morre. Já imaginou isso em seu bairro?
As vitimas da sociedade de consumo precisam de proteção máxima.

* De onde vem esta tese de que a sociedade é culpada, e o bandido, vítima, mesmo se empurra num precipício um ônibus com mais de 20 pessoas dentro?
Por conta das desigualdes sociais e dívidas históricas. Claro, o conluio da turma da boquinha ávida por votos e conflitos ideológicos.

* Graças ao Imposto Sindical -descontado compulsoriamente do salário dos trabalhadores-, sindicatos fantasmas proliferam. A CUT e a Força Sindical passaram a defender a manutenção do imposto. Elas são também entidades fantasmas?
Pior, entidades as quais voce não tem acesso, seja na forma de voto ou na fiscalização. Institui-se um feudo as custas do trabalho. Mas a sociedade acha normal.

* Dá para levar a sério um ministro do futuro que quer construir, na Amazônia, um aqueduto romano?
Deve estar faltando prozac no mercado.

* Se defender o respeito às leis e o combate ao crime organizado é ser de direita, o que é ser de esquerda? Deixar os favelados entregues ao terror dos bandidos?
Não, entender o lado da bandidagem, aquele da vítima da sociedade neoliberal de consumo. Mas votem em mim!.

* Há muitos jovens criminosos que querem sair do crime e não sabem como. Não é justo abrir urgentemente uma porta para eles?
A porta sempre esteve aberta, mas dá uma preguiça né?.

* Por que, no Brasil, punem-se só 7% dos crimes de colarinho branco?
Colarinho só mata indiretamente. A sociedade gosta disso, espelha-se nessa remota possibilidade e aceita passivamente.

* Acredita mesmo que um rapaz de 17 anos, que assalta e mata, não sabe o que faz?
Tadinho, foi vitimizado e perdeu a consciência cristã.

* Designar negros e pardos como afro-brasileiros significa que brasileiros são só os "brancos"? E se esses passarem a se chamar de euro-brasileiros ou nipo-brasileiros, o que restará como povo brasileiro, os índios? E se estes disserem que são anteriores à criação do Brasil?
Não. É mais uma bobagem da turma que deseja uma boquinha e atender algum lobby que enriqueça com conflito racial.

* Por que o Banco Central permite que os bancos privados suguem os clientes até a medula dos ossos?
Basta ver o rol de doações em época eleitoral.

* E finalmente cabe perguntar a um certo chefe de Estado sul-americano: "Por qué no te callas?"
No me gusta callar!